Trajetória
Rolo de cenas
Monólogo Dramático - 2024
Portifólio - série (2016)
Filme De Menor - trailer (2014)
Portifólio - série (2013)
Portifólio - série (2016)
A Garota da Moto - temporada 2 (2019)
"Toda Forma de Amor" (série)
"3%" (4a temporada/Netflix)
websérie "Confessionário Online"
"Onde quer que você esteja" (longametragem)
Rita Batata
Aos 16 anos fez sua estreia na TV no seriado juvenil Galera, na TV Cultura. Quatro anos depois, Rita estava formada pela escola de teatro INDAC. Integrou o Núcleo Experimental de Teatro do SESI 2007, onde atuou na peça SACRIFÍCIO, adaptação de Romeu e Julieta escrita por Fernando Bonassi, sob direção de Cibele Forjaz. Sua estreia nos cinemas foi com o filme NÃO POR ACASO de Philippe Barcinski, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 4º Arraial Cine Fest da Bahia.
Protagonista do filme DE MENOR de Caru Alves de Souza, foi premiada Melhor Atriz no 16th Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille, na França e no 19º Cinemato - Festival de Cinema de Cuiabá, o filme ainda foi agraciado como Melhor Filme no Festival do Rio 2013.
Como atriz convidada, Rita atua em “De Menor - A Série” do CineBrasilTV, que tem estreia prevista para o 1º semestre de 2024.
Em 2023, esteve nos cinemas como uma das protagonistas do filme de época AS ÓRFÃS DA RAINHA, de Elza Cataldo. E esteve no elenco de VALE DOS ESQUECIDOS série de terror da O2 Filmes para a HBO.
Com mais de 20 anos de carreira, Rita atuou em diversos curtas-metragens, sendo agraciada Melhor Atriz no CurtAmazônia - III Festival de Cinema pelo curta RESSACA. Além de estar no elenco de longas-metragens como: ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA de Bel Bechara e Sandro Serpa; OS NORMAIS 2 de José Alvarenga Júnior; NOVE CRÔNICAS PARA UM CORAÇÃO AOS BERROS de Gustavo Galvão; INQUILINOS de Sérgio Bianchi.
Junto à grandes produtoras, Rita atuou em séries como: 3% da Boutique filmes para NETFLIX; A MULHER DO PREFEITO da O2 filmes com a TV GLOBO, direção geral de Luiz Villaça; A GAROTA DA MOTO da MIXER Filmes para o SBT; TODA FORMA DE AMOR sob direção de Bruno Barreto para o CANAL BRASIL; PSI criada por Contardo Calligaris, da O2 filmes para HBO, com direção de Tata Amaral. E ainda esteve no elenco da novela CORAÇÕES PARTIDOS do SBT.
Com uma sólida trajetória nos palcos, Rita atuou ao lado de Sérgio Mamberti no espetáculo O OVO DE OURO dirigido por Ricardo Grasson. Com o espetáculo KIWI dirigido por Luh Maza, Rita foi agraciada como Melhor Atriz no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016. Também atuou no renomado espetáculo HOTEL MARIANA indicado pela dramaturgia ao Prêmio Shell 2017.
É formada em dramaturgia sob a coordenação de Marici Salomão na SP Escola de Teatro. Rita é co-fundadora do agrupamento teatral RIMA Coletiva que em 2017 reinaugurou o porão do Centro Cultural São Paulo como espetáculo PEQUENAS CERTEZAS sob direção de Fernanda D’Umbra. Já em 2018, o espetáculo adulto TUBARÃO BANGUELA marca a estreia de Rita como diretora e dramaturga. Em 2021, participou do Festival Breves Cenas de Teatro com AS CALOTAS POLARES DA MINHA GELADEIRA, assinando roteiro e direção, além de atuar. Em 2022, foi fomentada pelo PROAC/SP pesquisando e escrevendo a peça EU SOU THELMA E ELA É MINHA LOUISE, espetáculo ainda inédito.
Em 2022/23 formou-se no curso de Formação de Roteiristas na Escola Roteiraria em dois módulos, com Ricardo Tiezzi e Pedro Reinato.
Data de nascimento: 02/01/1986
Altura: 1,69m